Mais um ótimo francês, de bom custo benefício só que de uma AOC menor (Corbiéres) que faz parte de uma região mais conhecida por Languedoc-Roussillon, mais no sudoeste da França. Elaborado com as uvas Carignan, Grenache e Mourvédre (típicas da região), este vinho é feito pela cooperativa Saint Martin. Consegui pouca informação disponível em outra lingua que não o frânces sobre a cooperativa, mas a mesma já está no mercado do vinho desde a década de 40 e foi uma das vinícolas que brigou e ajudou a criar a AOC Corbiéres. Vamos as impressões.
Na taça o vinho apresentou um cor vermelho rubi já com alguns reflexos granada em decorrência de sua evolução, afinal já é da safra de 2005, com lágrimas finas e incolores, abundantes e até certo ponto lentas nas paredes da taça.
O primeiro ataque ao nariz fez mença a uma compota/geléia de frutas vermelhas sem que ue conseguisse distinguir ao certo quais frutas. Depois de agitação um leve floral despontou assim como a lembrança de tabaco ao fundo.
Já na boca o vinho apresentou corpo médio, taninos presentes, vivos e bem rascantes tendo como base a safra do mesmo e com uma excelente e harmônica acidez. Manteve na boca a lembrança da compota de frutas com um leve tostado ao final. Persistência média. O álcool se fez presente (13,5%) e em sintonia com o conjunto geral do vinho.
Vinho honesto, diferente e recomendado!
Saúde!
No comments:
Post a Comment