O vinho de hoje vem de Portugal, da região demarcada de vinhos verdes, mais especificamente da região de Monção e Mengalço. A região de vinho verde provavelmente tem esse nome, segundo uma das lendas, em virtude da vasta e rica vegetação com esta coloração presente na região. Aliado a isso é uma região que contém muitos rios e está próxima ao oceano, o que confere características de muito frescor a seus vinhos. O vinho em questão é feito por um corte típico de uvas autorizadas, 70% Alvarinho 30% Trajadura. E este vinho foi escolhido para escoltar um prato de peixe ao molho de tomate e camarões, arroz com brócolis e batatas assadas, o que diga-se de passagem fez com bastante louvor. Vamos as impressões.
O vinho apresentou em taça cor amarelo palha com reflexos esverdeados. Era possível também perceber a formação de pequenas bolinhas em grande quantidade. Isto ocorre, muitas vezes pela pequena adição de CO2 na produção dos vinhos com a intenção de ressaltar o frescor e a acidez dos vinhos.
No nariz era possível sentir aromas de pêssegos e maçã verde, com o cítrico realmente acentuado. Leve floral de fundo completava a paleta aromática.
Na boca o vinho apresentou corpo entre leve e médio, acidez bem marcada (com aquelas agulhadinhas na língua) gerando muito frescor e limpando o paladar sempre após ser ingerido. Confirma muito cítrico e maça verde em boca.
Cumpre bem o seu papel, simples e refrescante, acompanha bem uma refeição mais leve a base de frutos do mar e peixes ou mesmo pode ser um excelente aperitivo para alguma recepção. Custou por volta de R$ 39,00 e valeu o preço pago.
Até o próximo!
Ficamos felizes pelo nosso Vinho da PROVAM (www.provam.com) ter correspondido à vossa expectativa! Desejamos poder continuar a merecer a vossa confiança e esperamos que venham a experimentar os outros vinhos da nossa empresa (vinho Alvarinho "Portal do Fidalgo"; Espumante de Alvarinho "Côto de Mamoelas" e Espumante Alvarinho/Trajadura "Castas de Monção" e um Alvarinho estagiado em madeira de carvalho "Vinha Antiga"). Sempre ao vosso dispor, geral@provam.com
ReplyDeletePrezados responsáveis pela Provam,
ReplyDeleteFico feliz por terem acompanhado o blog e espero sempre que possível provar bons produtos de vocês, pois sou fã confesso dos vinhos portugueses.
Se possível, acompanhem o blog e tragam sempre comentários.
Abraços,
Victor