Nada melhor do que aproveitar o final de semana para uma viagenzinha relaxante para as montanhas,curtindo um friozinho, boas companhias, muita comida e diversão não é mesmo? E foi assim que aproveitei o meu com uma curta viagem para Campos de Jordão, no interior paulista, sempre regada a um vinhozinho para aplacar o frio e celebrar. E o escolhido desta vez foi o Quinta de Bons-Ventos, portuguesinho da região de Lisboa e produzido pela gigante Casa Santos Lima.
Falando sobre o vinho em si, é produzido num corte (como é e costume português, tendo em vista a enormidade de castas autóctones disponíveis por lá) das uvas Castelão (Periquita), Camarate, Tinta Miúda e Touriga Nacional sem proporções divulgadas. Envelhecimento parcial (3 a 4 meses) em meias-pipas de carvalho. Possui cerca de 13% em volume de álcool. Vamos as impressões.
Na taça uma bonita cor violácea de média intensidade com algum brilho. Lágrimas finas, rápidas e levemente coloridas ajudavam a tingir as paredes da taça.
No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros, algo de especiarias e toques de chocolate. Aromas harmonicos e discretos, nada muito pujante.
Na boca o vinho tinha corpo médio, boa acidez e taninos finos, marcados e de boa qualidade. Retrogosto confirma o olfato trazendo principalmente frutas escuras com um fundo especiado e leve toque de chocolate. Final de média duração.
Vinho honesto, sem defeitos e que vale o quanto custa (algo em torno de 26 dinheiros no supermercado Pão de Açúcar). Para se tomar no dia a dia com refeições cotidianas ou mesmo para bebericar com amigos. Eu recomendo.
Até o próximo!
portuguesinho ? Português dos bons,
ReplyDeletecusto / benefício ótimo !
Prezado carapito,
DeleteMinha intenção não foi denegrir ou mal dizer do vinho em momento nenhum, pelo contrário, achei excelente a relação custo benefício, você tem toda razão!
Abraço e obrigado pela visita
Obrigado pela visita Marco!
ReplyDeleteMuito bom o seu blog tb, passarei a segui-lo!
Grande abraço!
Otimo, essas semana vi um cara levar o estoque e não era comércio, amigos apreciadores de vinhos...custo benefício...muito bom pelo justo que se paga!!!
ReplyDeleteMuito bom...pelo justo que se paga....ainda no bolso de quem sabe apreciar um bom vinho para o dia-a dia....essa semana vi um cara levar o estoque para um jantar de amigos apreciadores.!!!
ReplyDeleteOtimo, essas semana vi um cara levar o estoque e não era comércio, amigos apreciadores de vinhos...custo benefício...muito bom pelo justo que se paga!!!
ReplyDelete