Tem dias que depois de muita tensão, correria, desgastes, você só quer chegar em casa, comer uma boa comida ao lado de sua companheira e tomar um vinho? Além disso, 6 meses se passavam desde que a grande mudança em minha vida aconteceu. Por isso, resolvi tirar este da adega, vindo diretamente da Toscana em nossas malas da lua de mel, o Ormanni Borro Del Diavolo Chianti Classico Reserva 2008.
A Vinícola Ormani é como muitas na região, parte de uma grande propriedade que possui também outras atividades, entre as quais se destacam a agricultura, turismo e claro, vinicultura. Fica entre Poggbonsi e Castellina in Chianti, sendo que possuem mais de 60 hectares de uvas plantadas dentro da DOC que compreende a região de Chianti Classico.
O vinho em questão é um exemplar puro sangue 100% Sangiovese com uvas colhidas na região de Chianti Classico. Ainda segundo o produtor passa por cerca de 12 meses em barricas de carvalho, quando é engarrafado e passa ainda cerca de mais 6 a 8 meses em garrafa antes de ser liberado para o mercado. Possui 14,5% de álcool. Vamos as impressões.
Na taça o vinho apresentou uma bonita cor rubi violáceo com poucos toques atijolados nas bordas. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas completam o aspecto visual.
No nariz o vinho mostrou aromas de frutas vermelhas, toques de coco e leve lembrança de bosques. Um vinho bastante fragrante eu diria.
Na boca o vinho tinha corpo médio, boa acidez e taninos redondos e macios. Um vinho muito equilibrado e harmônico. Retrogosto confirma o olfato. Cresceu ainda mais com a comida. Final de média duração.
Um grande vinho associado a uma grande lembrança e que só confirmou a qualidade percebida quando o provei lá na Itália. Eu recomendo. Uma pena não existir por aqui.
Até o próximo!
No comments:
Post a Comment