Ah o natal deve ser a época do ano em que eu mais gosto do ano, só a oportunidade de reunir a família e as pessoas que amamos já traz um excelente sensação. Aliado a isso temos também a oportunidade de comer e beber muitos alimentos que não fazemos ao longo do ano, o que deixa a data ainda mais especial. E eu venho aqui falar de um vinho bem especial deste natal. Estou falando do Sibaris Undurraga Reserva Especial Cabernet Sauvignon 2011.
![]() |
Foto dos vinhedos do Vale do Maipo da Undurraga, retirado do próprio site do produtor |
A Viña Undurraga foi fundada em 1885 sendo que a primeira colheita se deu em 1891. Dai pra frente, só alcançou o sucesso, sendo inclusive a primeira vinícola chilena a exportar para o exigente mercado americano em 1903. Desde então muitas visitas ilustres e lançamentos de vinhos de alta qualidade fizeram da vinícola um símbolo de prosperidade no Chile. Possui vinhedos espalhados nas melhores zonas vinícolas do
Chile e são dedicadas exclusivamente ao cultivo e produção de vinhos.
A linha de vinhos Sibaris se dá em homenagem a cidade homônima, reconhecida na antiguidade pelo refinamento de seus habitantes que gostavam de luxo e do prazer dos sentidos. Hoje ela é chamada Sibaritas e aquelas pessoas os Bon Vivant. Para esses virtuosos que veêm a vida como uma busca incessante do prazer, foi dedicado este extraordinário Undurraga Gran Reserva. A colheita das uvas foi realizada manualmente. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho francês e americano por 8 meses para conferir maior estrutura e complexidade. Vamos as impressões.
Na taça o vinho apresentou uma bonita coloração rubi violácea de grande intensidade, quase sem transparência e com pouco brilho. Além disso, lágrimas finas, coloridas e bem rápidas compunham o conjunto visual.
No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros, especiarias e toques de chocolate. Ao fundo da taça lembranças de madeira tostada.
Na boca o vinho se mostrou bem encorpado, com taninos marcados e firmes mas de excelente qualidade além de uma boa acidez. Retrogosto confirmou o olfato com um final de longa duração.
Um grande vinho, trazido diretamente do Chile pela minha sogra, que acertou em cheio. O vinho foi sem dúvida um dos destaques da noite. Eu recomendo e muito.
Até o próximo!
No comments:
Post a Comment