Mais um vinho comentado no blog, já está até se tornando uma rotina. Quase uma reviravolta, pois de início eu imaginava outra cara pro blog, mas às vezes a vida nos dá novos rumos e novas oportunidades, e assim devemos seguir.
Desta vez um vinho nacional da Vinícola Aurora, o Pequenas Partilhas Cabernet Franc 2009, elaborado como o próprio nome já diz com uvas da casta francesa Cabernet Franc. Segundo o produtor, o nome faz alusão a vinhos de pequenas produções que tem como diferencial a qualidade superior, e por este motivo só seria feito em colheitas consideradas muito boas. O interessante é que esta uva até pouco tempo era mais comumente usada em cortes ao melhor estilo bordalês (juntamente com a irmão mais famosa Cabernet Sauvignon e com a Merlot ou ainda em casos mais raros entra-se ai também a Petit Verdot) mas que hoje em dia tem apresentado varietais muito consistentes e de muita qualidade. Vamos as impressões.
Em taça o vinho apresentou uma coloração rubi bem concentrada, instransponível e ao mesmo tempo muito brilhante. Lágrimas abundantes, finas, rápidas e incolores.
No nariz o primeiro ataque foi um frutado muito gostoso, quase que era possível sentir a fruta fresca no pé ainda, mas não identifiquei ao certo qual era a fruta (preciso treinar melhor meu nariz), juntamente com algum herbáceo e alguma coisa que lembrava animal também, quase como couro. Ainda era possível sentir notas de baunilha.
Em boca o vinho apresentou corpo médio, taninos finos e elegantes amplamente integrados com a fruta já presente no nariz sem nenhum amargor final. Tinha um final de boca de média duração, quase doce. Apesar de seus 13% de álcool não foi possível detectá-lo tanto no nariz quanto na boca, provando que o conjunto estava numa boa harmonia.
Este eu recomendo e muito, e foi mais uma indicação da Dna. Cecília da DO Brasil, e como sempre, ela acertou em cheio!
Saúde e bons goles a todos.
No comments:
Post a Comment