Conforme eu comentei anteriormente, tivemos na noite de ontem mais um Winebar com produtos da Vinícola Salton, dos quais iremos falar por aqui neste e em alguns próximos posts que tenho planejados. E por pura preferência minha, resolvi falar em primeiro lugar do vinho espumante que nos cativou desde o primeiro gole, que foi o Espumante Salton Poética. Poupando meu caríssimo leitor de me tornar retórico e cansativo, não irei mais falar sobre a Salton, suas qualidade, virtudes e etc, focando somente no vinho neste post ok? Vamos a ele.
O Espumante Salton Poética é um espumante que é feito a partir de 80% de uvas Pinot Noir e 20% de uvas Chardonnay. Uma vez elaborado o vinho base, é realizado o corte entre os vinhos das duas variedades que compõe o espumante. A segunda fermentação é feita nos tanques, característica principal do método Charmat. Uma vez concluída a fermentação, o espumante permanece durante três meses surlie, ou seja, em contato com as leveduras da segunda fermentação para adquirir alguma complexidade.Vamos as impressões?
Na taça o vinho espumante mostrou uma bonita coloração salmão de média intensidade, bom brilho e boa transparência. Boa formação de borbulhas, pequenas e persistentes.
No nariz o vinho espumante apresentou aromas de frutos vermelhos em profusão com leve lembrança de panificação ao fundo.
Na boca o vinho espumante se mostrou leve, fresco e muito agradável. Seu retrogosto confirma o olfato, tem uma boa formação de espuma também em boca e tem um final de longa duração.
Mais um bom espumante brasileiro que provamos por aqui, reforçando a idéia de que ao menos no tocante a este tipo de vinho o Brasil realmente está muito bem posicionado no mercado. Se você ainda estiver em dúvida de espumantes para suas comemorações de natal e réveillon, por exemplo, eu diria que você já encontrou um candidato a altura. Eu recomendo.
Até o próximo!
No comments:
Post a Comment