Que eu sou fã dos vinhos americanos muitos de vocês, caríssimos leitores, já estão cansados de saber. Mas de vez em quando ainda descubro vinhos que não havia provado e que me surpreendem pela qualidade. E quando uma uva que comumente é vista em outros lugares aparece em um grande vinho e temos a oportunidade de provar, fica melhor ainda. Bom, eu falei tudo isso para que vocês pudessem entender o por que estou falando hoje do Ferrari-Carano Fumé Blanc 2013. Vamos saber um pouco mais sobre ele.
Primeiro, é interessante entender o "apelido" Fumé Blanc. Antes dos anos 1970, os vinhos feitos a partir da casta Sauvignon Blanc não eram vistos com bons olhos pelos americanos em geral. Desta maneira, o que se via por lá eram vinhos pobres, diluídos e sem carácter. Isto resultava em um baixo consumo e, no final das contas, em um ciclo vicioso. Mas foi ai que Robert Mondavi conseguiu um lote especial desta casta e buscou atingir outro patamar de qualidade no seu vinho, buscando inspiração nos grandes vinhos do Vale do Loire, na França. E tentando afastar seu vinho da imagem arranhada que os vinhos baseados em Sauvignon Blanc tinham na época, ele escolheu este "apelido" para seu vinho. E até hoje, grandes vinhos são feitos inspirados em Mondavi.
A Ferrari-Carrano possui quase vinte vinhedos em cinco apelações distintas do Estados Unidos: Alexander Valley em Sonoma (conhecido por produzir excepcionais Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Syrah); Anderson Valley em Mendocino (reconhecido pelos Pinot Noirs); Dry Creek Valley em Sonoma (Pinot Noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc); e Carneros entre Napa e Sonoma. É uma das últimas vinícolas de grande porte que ainda não foi adquirida por um dos conglomerados de marcas famosas. Há duas sedes, uma que produz vinhos tintos em Alexander Valley e outra que produz os brancos em Dry Creek Valley. Esta última é lar da Ferrari-Carano e é conhecida como Villa Fiore Wine Shop & Tasting Room, ou simplesmente de Estate Winery, sendo construída em 1981. Todos os vinhos Ferrari-Carano são vinificadas e mantidos em lotes separados até o momento do engarrafamento.
Agora falemos mais um pouco sobre a estrela do post, o Ferrari-Carano Fumé Blanc 2013. É um varietal 100% feito de uvas Sauvignon Blanc onde 65% do vinho estagia em tanques de aço inox e outros 35% em barricas francesas usadas por 4 meses, sur lie. Vamos as impressões?
Na taça o vinho apresentou uma coloração amarelo palha com reflexos dourados, muito brilho e ótima transparência.
No nariz o vinho mostrou aromas de frutas tropicais e cítricas (pêssego, abacaxi, maracujá, limão siciliano) e toques de mel.
Na boca o vinho apresentou corpo médio (certa untuosidade) e boa acidez. Retrogosto confirma o olfato e o final é de longa duração.
Mais um grande vinho americano provado por aqui que acompanhou bem um risoto de peras com gorgonzola e uma fraldinha assada. Este é mais um que a SmartBuy Wines trás pro Brasil. Eu recomendo.
Até o próximo!
No comments:
Post a Comment