Em mais um lampejo de mestre cuca que tivemos em casa, quando compramos um pedaço de atum para fazer em postas, com crosta de gergelim, logo me veio a mente o que poderia combinar com o prato e com o dia um pouco mais quente que se desenhava. Logo comecei a repassar o que havia de vinhos espumantes disponíveis em casa (achei que seriam uma boa pedida) e me deparei com o Piera Martellozzo Prosecco Incontri VSAQ, que seria então o escolhido para tal tarefa.
O vinho espumante é produzido pela vinícola Piera Martellozzo, fundada em 1899 em Camposampiero, perto da cidade de Padova, pelo avô de Piera, Giovanni Martellozzo. Entretanto, foi o pai de Piera, Mario Martellozzo, que realmente expandiu e desenvolveu a empresa tanto na Itália como no mercado externo. Hoje é Piera, a filha mais nova, que continua a levar a empresa para frente e mantém vivas as tradições e os valores de seu avô e de seu pai. Piera tomou a frente da vinícola Piera Martellozzo na região de Friuli, no nordeste da Itália, com a visão de criar vinhos que poderiam se destacar contra os melhores do mundo.
Já sobre o Piera Martellozzo Prosecco Incontri VSAQ, podemos ainda salientar que é feito com 100% de uvas Glera (Prosecco) da região de Trevigiana, no Vêneto. Vamos as impressões?
Na taça o vinho espumante apresentou uma coloração amarelo palha com reflexos verdeais. Perlage fina e consistente com borbulhas muito pequenas e em abundância.
No nariz o vinho espumante apresentou aromas de frutos tropicais e cítricos com um toque de flores brancas.
Na boca o vinho espumante se mostrou muito fresco, com uma ótima acidez, corpo leve e saboroso. Retrogosto confirma o olfato e o final é de média duração.
E não é que o vinho espumante combinou muito bem com a comida? Este é trazido pela Vinea e se sobressai num mar de Proseccos que inundam nosso mercado, muitos deles fracos e sem expressão. Recomendo a prova.
Até o próximo!
Adorei ter um frisante com meu sobrenome Piera, pois meu nome é Santiago Piera Quer, procedência espanhola.
ReplyDelete