Páginas

Wednesday, November 25, 2015

Chateau Ste. Michelle Merlot 2013

Ah os americanos, como eu gosto dos vinhos americanos. Acho que você, assíduos leitores do blog, já devem ter percebido isso não é mesmo? E por isso mesmo que hoje é dia de vinho americano por aqui. Este Chateau Ste. Michelle Columbia Valley Merlot 2013 veio diretamente na bagagem em minha última viagem, vamos ver o que ele tem a oferecer?


O produtor do vinho, Chateau Ste. Michelle, é a vinícola mais antiga do Estado de Washington, localizada perto de Seattle . Por lá se plantam e produzem vinhos baseados em uvas Chardonnay, Cabernet, Merlot e Riesling entre outras, além de ter parcerias de vinificação com dois viticultores: Col Solare é uma aliança com Piero Antinori da Toscana e Eroica Riesling é uma parceria com Ernst Loosen do Mosel, na Alemanha. Foi fundado em 1954 como parte do grupo American Wine Company. A sede da vinícola tem a forma de um castelo de estilo francês e está localizado em 35 ha de terra. 

Sobre o Chateau Ste Michelle Merlot 2013 podemos afirmar que é um vinho que embora rotulado como um varietal Merlot (conforme legislação local) tem em sua composição 85% Merlot, 11% Syrah, 4% de outras variedades tintas que são selecionadas em toda a região do Columbia Valley, em Washington. Após a fermentação o vinho é envelhecido 14 meses em carvalho francês e americano, 32% novo, antes de serem liberado ao mercado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita cor violácea de média para grande intensidade, bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, de média velocidade e coloridas ajudavam a tingir as paredes da taça.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos, especiarias, toques animais e algo de terroso. 

Na boca o vinho apresentou corpo médio para encorpado, boa acidez e taninos sedosos e redondos. O retrogosto confirmava o olfato e o final era de média para longa duração. 

Mais um belo vinho americano degustado e comentado por aqui, e olha que estamos nas faixas mais baixas de preços (ao menos por lá). Como eu gostaria de poder comprar mais vinhos pelo preço pago por lá. E seguimos provando vinhos de diferentes regiões dentro dos EUA. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment