Nada como estarmos em um país tropical, no verão, para darmos um motivo a mais para aumentarmos o consumo de espumantes, não é mesmo? E como, apesar de conhecer a qualidade dos espumantes brasileiros, nada como buscar alguma alternativas e conhecer novos vinhos. E foi assim que cheguei ao espumante De Perrière Blanc de Blancs Brut.
O espumante é produzido pela Boisset La Famille Des Grands Vins, fundada por Jean-Claude Boisset em 1961 em Gevrey-Chambertin, como uma empresa familiar mas que hoje se tornou um nome internacional, invocando os fortes valores de suas origens Borgonha. Eles foram uma das primeiras casas a produzir Crémant de Bourgogne e possuem muita experiência no cultivo e vinificação da uva Chardonnay. Ao longo do tempo outras regiões e AOC foram incorporadas.
Sobre o De Perrière Blanc de Blancs Brut, podemos ainda acrescentar que o espumante foi produzido com as uvas Chardonnay, Ugni Blanc e Colombard pelo método tradicional, onde a segunda fermentação ocorre em garrafa. Vamos as impressões?
Na taça o vinho espumante apresentou uma bonita coloração amarelo palha com reflexos dourados, bom brilho e limpidez. Perlage com formação persistente com borbulhas bem pequeninas e em grande quantidade.
No nariz o vinho espumante apresentou aromas de frutos cítricos, frutos tropicais, flores brancas, fermento e panificação além de alguma lembrança de mel.
Na boca o vinho espumante se mostrou gordo, untuoso, cremoso e extremamente fresco. O retrogosto confirma o olfato e o final era longo e saboroso.
Um delicioso vinho espumante francês que embora não seja seu primo rico (Champagne) mostrou muita qualidade e vai bem tanto sozinho num bom bate papo como com alguns queijos e entradas a base de frutos do mar. Eu recomendo a prova. Mais um vinho do clube de vinhos da Winelands, o clube que eu assino e recomendo.
Até o próximo!
No comments:
Post a Comment