O sucesso e a história da Castellargo Family Vineyards estão fortemente ligados à pessoa de seu fundador. Por mais de 35 anos Argo Atal Castellarin segue com grande dedicação ao cultivo das vinhas da família e trata da promoção e distribuição de vinhos do Friuli no mundo. Ao longo dos anos, ele criou uma seleção de vinhos com um excelente custo benefício, que traz a sua grande paixão e seu profundo conhecimento das áreas de produção viticulturais friulanas. As áreas de produção da Castellargo se estendem desde as montanhas do Friuli para a planície do rio Tagliamento, somando cerca de duzentos hectares de vinhedos. Todos os vinhos são distinguidos pela sua qualidade e sofisticação, mas especialmente pela tipicidade e o carácter varietal único. A Castellargo é capaz de produzir até 4 milhões de garrafas por ano, 80% dos quais são vendidos no exterior. A empresa, de fato, exporta os seus vinhos em toda a Europa, Japão, EUA, Canadá, Brasil, Tailândia, Austrália, Rússia e China.
Falando agora sobre o Castellargo Ollympus Nero d’Avola IGT Terre Siciliane 2013, podemos ainda acrescentar que é um vinho feito 100% de uvas Nero d'Avola da região da Sicília, na Itália e aparentemente não tem passagem por madeira. Vamos as impressões?
Na taça o vinho apresentou uma coloração rubi violácea de grande intensidade, bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas e quase incolores também se faziam notar.
No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos, especiarias e baunilha.
Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos macios. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média para longa duração.
Um delicioso vinho italiano que foi muito bem num almoço de domingo em família. Eu recomendo a prova.
Até o próximo!